Adolescentes e os cuidados com o Coronavírus

* Por Mônica Manfredini


O fato de ser mãe de uma adolescente de 14 anos me inspirou a produzir essa matéria. Se no período escolar essa turma já fica totalmente vidrada nos celulares, iPads e computadores, imagine agora.


Conversei com a psicóloga Glauce Corrêa, coordenadora da área de Psicologia do Hospital Quinta D’Or e do Instituto Sem Nó Psicologia, no Rio de Janeiro, sobre o seu ponto de vista como profissional de saúde mental.





Mônica: Como você acha que os jovens estão lidando com essa pandemia?


Glauce: Eles não estando levando a sério. Muitos pais ainda estão trabalhando e não entenderam o que é isolamento social. A meu ver, a mídia tem responsabilidade nisso porque está divulgando que se trata das férias escolares terem sido adiantadas e não é isso. O que houve foi um recesso que precisa ficar bem claro, porque em férias eles podem encontrar os amigos, ir à praia e por aí vai.


Mônica: Você acha que os pais estão passando para seus filhos a real situação que estamos vivendo?


Glauce: Acho que não. É preciso explicar que não é para ter contato mesmo com outras pessoas. A hora é de aproximação da própria família. Sentar e conversar com os filhos, assistir filmes juntos, resgatar esses momentos que muitas vezes ficam perdidos no dia a dia. É hora de buscar uma união dentro desse isolamento. Eu mesma fui surpreendida ontem com um vizinho cantando às 18h a música Ave Maria. Foi muito lindo.


Mônica: Como você acha que as pessoas devem agir caso precisem ir à rua?


Glauce: Quem tiver que sair, deve separar uma roupa com esta finalidade e assim que chegar em casa lavar utilizando Lisoform, desinfetante líquido que combate vírus, bactérias e fungos. Assim que chegar, deixar o sapato na porta de casa. Tudo que comprou na rua deve ser guardado e imediatamente as mãos devem ser lavadas. Ao ir ao banheiro, lave as mãos não somente quando sair, mas antes também, já que você vai ter contato com as genitais.


***


NOTA DA EDITORIA:

A entrevista NÃO apresenta a cura do COVID-19 (Coronavírus).

Siga as diretrizes da OMS e, quando necessário, consulte seu médico.


***


VOLTE SEMPRE!

Todos os dias publicamos posts interessantes e originais.


***


* Mônica Manfredini é jornalista formada pela UERJ com mais de 25 anos de experiência de

mercado. Já passou  por empresas como  Golden Cross e  Casa da Moeda do Brasil e produziu conteúdo para a Vale, Coca-Cola Brasil e Light.  Fez  pós graduação em Marketing

Estratégico na Fundação Getúlio Vargas e atualmente divide seu tempo entre a comunicação e as terapias integrativas Reflexologia e Barras de Access.



#Quarentenas #Blog #quarentena #CoronaVírus #CoronaVirus #Corona #Vírus #Virus #COVID19 #pandemia #saúde #SaúdeMental #psicologia #psicóloga #Glauce #Corrêa #mãe #mães #pai #pais #filho #filhos #filha #filhas #adolescente #adolescentes #jovem #jovens #família #matéria #artigo #jornalismo #mídia #celular #iPad #computador #tecnologia #QuintaDOr #InstitutoSemNó #RiodeJaneiro #Brasil #IsolamentoSocial #Isolamento #Social #trabalho #férias #amigos #escola #união #Janelas #JanelasEcumênicas