Parar é preciso

* Por Karina Gols




É fascinante. Parece que a quarentena compulsória devido à #pandemia do #Coronavírus ( #COVID19 ) vem despertando algo muito profundo em várias pessoas.


Estamos, de certo modo, começando a perceber que as coisas mais preciosas em nossas vidas são as mais simples. E muitas vezes se encontram mais perto que pensávamos.


Noto gente relatando que está dedicando mais tempo e valorizando aqueles que amam. Que andam telefonando, ou, através de #aplicativos como #Zoom , #FacebookMessenger e #FaceTime , conversando por #videocall com os amigos que antes mal encontravam.


Que paradoxal... a distância física vem nos aproximando cada vez mais.

Percebo igualmente que a maior parte das pessoas está dando mais relevância às coisas básicas, como ter comida na mesa, um teto sobre suas cabeças e entes queridos por perto, mesmo mantendo o #distanciamentosocial, em detrimento dos bens materiais.


Há aqueles que falam que estamos entrando em um nova era. Testemunhamos exemplos de #solidariedade todos os dias.



Outros, no começo da #quarentena reclamavam como crianças mimadas fazendo birra. Talvéz pela dificuldade de estarem finalmente a sós. O silêncio é infinito e pode não ter fim ou por causa do #tédio, ou das possibilidades do que se pode fazer dentro dele.


Muitos comentam que nossas vidas andavam exageradamente veloz. Com o avanço da #tecnologia e o constante #desenvolvimento da #internet, em poucos clicks, temos o que desejarmos entregue nas nossas portas com pontualidade britânica.


Construímos até aviões comerciais de grande porte como o Airbus 380 - o maior até hoje - que chegam a transportar cerca de 500 passageiros para os mais diversos destinos em nosso #planeta.


Apesar de todos os aparatos criados para nos ajudar a conseguir fazer mais em menos #tempo, um intervalo cai bem nesse caos que se tornou o nosso cotidiano.


Estávamos nos comportando como um hamster em sua rodinha, apressando-se para chegar a lugar algum.


Afirmam que sairemos dessa fase diferentes. Cogitam hipóteses interessantíssimas.

Sem dúvida é um momento de calma, de #reflexão. Talvéz exista um riquíssimo significado nessa pausa. Porém só quem vai saber o que ela sussurra agora em nossos ouvidos somos nós mesmos.



***



* Karina Gols é profissional de Comunicação Internacional com mais de 25 anos de experiência e é poliglota. Foi articulista da Tribuna da Imprensa, trabalhou em gigantes como a Rede Globo, Edelman, Petrobras, Google (YouTube) e CNA - Confederação Nacional de Agricultura (assessoria de imprensa internacional pela The Information Company, nos EUA). Reside na Califórnia, Estados Unidos. e redige posts para o blog da organização sem fins lucrativos Pacific Southwest Community Development Corporation. Gosta de ver o lado positivo das coisas, mantendo o bom humor, e está adorando passar esse tempo em família.


#blogquarentenas #blog #quarentenas #quarentena #coronavirus #pandemia #COVID19 #ficaemcasa #fiqueemcasa #fiquememcasa #IsolamentoSocial #silencio estresse