top of page

Mãos limpas, pele saudável


Da Redação


Lavar muito bem as mãos, esfregar com sabão, espalhar álcool em gel, deixar secar. E fazer tudo de novo, várias vezes ao dia.


A rotina de limpeza e higienização das mãos, e de todo o corpo, se intensificou durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. O cuidado constante reduz o risco de contaminação, e deverá ser mantido, incorporado de vez ao dia a dia. Mas, ao mesmo tempo, acende um alerta: a frequência de lavagens pode resultar em ressecamento e problemas mais graves, como a descamação.


Para saber como manter a higiene adequada aos novos tempos sem colocar a saúde da pele em risco, o Blog Quarentenas conversou com a médica dermatologista Caroline Antunes, do Rio de Janeiro. A especialista também esclareceu dúvidas sobre exposição ao sol e a rotina de limpeza para o rosto. Confira as dicas.



QUARENTENAS: Que tipos de produtos são ideais para hidratar a pele, especialmente das mãos, nesse período em que são lavadas com mais frequência?


CAROLINE ANTUNES: Neste período de lavagem frequente das mãos e uso excessivo de álcool em gel, nossa pele tende a ficar mais ressecada, podendo, inclusive, haver descamação ou até mesmo fissuras. É muito importante hidratar as mãos, assim como todo o corpo.


E o que é mais adequado usar?


Com relação às mãos, existem hidratantes específicos, à base de ativos naturais, que possuem baixo risco de causar alergias, e vão recuperar a hidratação da pele. Há também os tipos “luva de silicone”, que hidratam, e ao mesmo tempo, criam uma película que protege as mãos dos agentes externos.


Há alguma fórmula caseira que pode ser utilizada, caso não se tenha acesso a esses produtos?


O ideal seria utilizar produtos específicos para esta finalidade, mas, caso não exista essa possibilidade, um bom substituto seria o óleo de coco, que tem alto poder hidratante e reparador.



Como cuidar da pele do rosto e pescoço? Há cuidados específicos para cada faixa etária, correto? Quais são esses cuidados?


Os cuidados indispensáveis são a limpeza com produto apropriado, hidratação e proteção solar diária, independentemente de estar em ambientes externos ou fechado. Isso porque a luz visível emitida por lâmpadas, celulares, televisão ou computador também é prejudicial à nossa pele, aumentando as chances de manchas, perda de viço, luminosidade. A rotina específica para cada faixa etária varia bastante, por isso, é necessária a consulta médica e exame minucioso da pele, para que seja definido o tratamento e os produtos que deverão ser utilizados.


Qual a orientação para os homens, que, geralmente, não investem nesse tipo de cuidado?


Grande parte dos homens não possui o hábito de cuidar da pele, mas assim como as mulheres, eles também sentem os efeitos dessa falta de cuidado, com manchas, oleosidade, rugas e flacidez. Minha orientação é que, pelo menos, eles criem o hábito de utilizar filtro solar diariamente, pois é o melhor e mais eficaz produto anti-idade que existe. Procurar utilizar um filtro com um FPS (fator de proteção) mínimo de 50, e com toque mais seco, para não se incomodarem com a textura pegajosa de alguns produtos.


É importante tomar sol, mesmo que por pouco tempo, durante a quarentena. O que é importante observar? Horários? Tempo e local de exposição? Quais são as orientações nesse caso?


A exposição solar é importante para a nossa produção de vitamina D, grande aliada da nossa imunidade. São necessários apenas 15 minutos para peles claras, e 45 minutos para peles mais escuras, de exposição solar diária, o que deve acontecer antes das 9h ou depois das 16h. E, para isso, não é preciso deixar o filtro solar de lado. Manter apenas uma parte da pele (como pernas e pés) exposta ao sol já é suficiente para que os raios UVB sejam absorvidos e ocorra a produção (de vitamina D).


E o que não se deve fazer em relação à pele (rosto, corpo) e cabelos enquanto estivermos nesse período em que muitos estão mais em casa? O que pode representar riscos e até causar danos mais sérios?


Um hábito frequente e que prejudica muito a pele e os cabelos é o de tomar banhos quentes e demorados. Eles danificam a proteção da pele e a torna mais propensa a ressecamento, irritações, coceira. A pele fica sem viço, desidratada. Também piora muito os quadros de rosácea e melasma, pois ativa uma resposta inflamatória.


Quanto aos cabelos, ficam mais opacos, ressecados e com tendência à quebra, além de aumentar as chances de queda por piora da dermatite seborreica (caspa). Procure tomar banhos com água na temperatura natural, ou levemente morna.




Gostou?

Compartilhe agora nas suas redes sociais com seus familiares e amigos!

***

VOLTE SEMPRE

Todos os dias publicamos posts interessantes e exclusivos.

e

LEMBRE-SE

O que você encontra no Quarentenas.com, você só encontra no Quarentenas.com!

***



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page