top of page

Relaxe com a Natureza


* Pela Professora Doutora Marciclene de Freitas Ribeiro



A professora Doutora Marciclene de Freitas Ribeiro enviou para o Quarentenas.com um exemplo de relaxamento fácil que pode ser memorizado ou gravado, a fim de lidar com momentos de tensão durante a quarentena, devido à pandemia da COVID-19, e que se encontra no livro A Viagem do Relaxamento, cuja cópia online pode ser encontrada aqui.:


Ou, aprenda aqui a meditar com Analu Nadaz e encontre aqui modos de energizar sua vida.






NATUREZA EM MOVIMENTO


"Hoje vamos nos harmonizar com a luz do sol, o verde das árvores e o canto dos pássaros.

Procure se posicionar em um local mais silencioso. Que esteja confortável, e com a vestimenta mais solta, sem apertar a cintura ou o peito. Sem bijuterias. Se quiser fique de meias, sem os sapatos. Tire o óculos. E posicione-se para o relaxamento.


Imagine você caminhando, bem devagar, até chegar em uma praça.


Ao chegar lá procure relaxar seu corpo e sentar-se na grama bem verdinha e macia.

Observe a luz do sol que brilha no alto por entre as árvores, O sol irradia e os raios chegam até você trazendo força e luz.


Escute o cantar dos pássaros. Gorjeiam alegremente. Passam entre os galhos da árvore trazendo vida em movimento. Tudo é paz e harmonia.


Seu corpo repousa na grama de forma tranquila.


De forma bem lenta, deite-se na grama e alongue bem o corpo, as pernas e os pés.


Deixe os braços descansarem suavemente ao longo do seu corpo


Relaxe o pescoço, a testa, descanse as pálpebras, as sobrancelhas, a bochecha, a boca, as orelhas, o pescoço. Sinta todo o rosto bem relaxado. Relaxe. Respire suavemente.

Observe a luz do sol que brilha no alto por entre as árvores, O sol irradia e os raios chegam até você trazendo força e luz.


Escute o cantar dos pássaros. Gorjeiam alegremente. Passam entre os galhos das árvores, trazendo vida em movimento. Tudo é paz e harmonia.


Seu corpo repousa na grama de forma tranquila.


E aos poucos feche os olhos e imagine o sol aquecendo o seu corpo e trazendo uma sensação de muita alegria. Sinta o calor do sol em cada célula de seu corpo.


Como se uma energia muito tranquila fosse chegando até você e banhando seu corpo.


Relaxe a parte dos ombros, peito e costas. Encoste mais ainda seu corpo na grama e relaxe. Sinta o peso do corpo na grama bem descansado. Sinta a respiração ainda mais profunda. Inale o ar e observe o movimento do ar, em todo seu corpo, na cabeça, no pescoço, nos ombros, nas costas, no tórax, na barriga, nos quadris, nas pernas, nos pés.


Encha o corpo de ar. Solte o ar.


Relaxe.


Ao mesmo tempo em que permite que o ar entre em seu corpo, imagine, a frase “dentro de mim”: dentro de mim, há tranquilidade, há saude, há força, há alegria, há esperança, há paz, há fé e há motivação.


Ao permitir que o ar saia do seu corpo imagine a frase, “fora de mim”: fora de mim há raiva, há angústia, há desesperança, há negatividade, há doença, há nervosismo, há tristeza, há orgulho, há apatia, há desprezo, há ranco e a depressão.


E relaxe!


Ao inspirar tente atrair boas sensações, ao expirar tente retirar as impressões negativas. Todo o tempo. Agora, mais tarde e nos outros dias também. Continuamente.

Imagine seu corpo todo envolvido nessa sensação de energias positivas.


E relaxe!

Continue a respiração, por mais algum tempo, até que possa relaxar totalmente.

Sinta o corpo todo, descansado, na grama. Sinta o seu corpo recebendo o calor do sol suavemente. Continue A respiração que ao inalar atrai pensamentos altruístas. E ao exalar solta pensamentos de negatividade.


E lentamente após esse relaxamento vá retornando calmamente e pisque as pálpebras, sem abrir os olhos. Levante as sobrancelhas. Enrugue a testa. Estique a boca. Passe a língua no céu da boca. Passe a língua nos dentes na parte de cima e de baixo. Circule a língua dentro da boca. E solte bem o ar, abrindo bem a boca.


Mexa o pescoço para o lado direito. E para o lado esquerdo. Mexa lentamente o pescoço para frente e para trás.


Aos poucos, mexa os braços, as mãos. As pernas e os pés.


Espreguiçe.


Estique o corpo".



***

VOLTE SEMPRE

Todos os dias publicamos posts interessantes e exclusivos.

e

LEMBRE-SE

O que você encontra no Quarentenas.com, você só encontra no Quarentenas.com!

***



* Dra Marciclene de Freitas Ribeiro nasceu em Pontalina Goiás e possui um impressionante currículo. Cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e recebeu o Título de Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Regional de Psicologia Região em 2009, em Goiânia, GO, com prova de Títulos pelo trabalho foi realizado como Psicóloga Social na área de Assistência Social.. Cursou o Mestrado em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e fez Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde a nível de doutorado na Faculdade de Medicina, na Universidade Federal de Goiás.


Trabalhou desde 1985 na área de Psicologia: nas áreas clínica, social; hospitalar; desportiva, da reabilitação psicomotora (pessoas com deficiência na fala, deficiência visual, auditiva, física e síndromes) e na.área de treinamento e Recursos Humanos. Área de Pesquisa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Federal de Goiás; Área de Docência no ensino fundamental – Instituto Emannuel; Área de docência na Graduação - Universidade Estadual de Goiás; Faculdade Estácio de Sá; Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Área de Docência na Pós-Graduação – Mestrado em Educação e Psicanálise – Clínica Corpo.


Atuou na Fundação de Promoção Social; Secretaria de Cultura do Estado de Goiás; Secretaria da Solidariedade; Secretaria do Trabalho e Assistência Social; Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial e do Trabalho; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.


Atuou na área de Gestão de contratos na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social,

como Conselheira e como colaboradora na Secretaria do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, como colaboradora na secretaria do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, como colaboradora na ABEP – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa, como colaboradora na Comissão de Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia – CRP 09, como colaboradora do Movimento das Donas de Casa (MDC), como colaboradora na Comissão Intergestores Bipartite, da Secretaria de Estado e do Desenvolvimento Social, como colaboradora no Movimento Plural Idades, como voluntária no Grupo Espírita Regeneração,


Desde 2014 vem atuando como Coordenadora do Seminário Índios e não índios. Atua como voluntária na Comunidade Espírita Ramatis e na Instituição Espírita Anália Franco.


Dissertação de Mestrado – Representações Sociais da Violência doméstica contra crianças e Adolescentes pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tese de doutorado – O Impacto da Revelação do Diagnóstico do HIV/AIDS na Qualidade de Vida. Universidade Federal de Goiás. Apresentação itinerante em Portugal – Coimbra; França – Anger’s; Uruguay – Montevidéo; Paraguay – Asunción; Bolívia – Santa Cruz de La Sierra, Argentina – La Rioja. Projeto de Pós Doutorado – Qualidade de vida de jovens, adultos e idosos indígenas e seus familiares. Universidade Federal de Goiás. Enviado para análise ao Comitê de Ética.



#BlogQuarentenas #blog #Quarentenas #quarentena #coronavirus #virus #pandemia #COVID #COVID_19 #COVID19 #FicaEmCasa #FiqueEmCasa #FiquemEmCasa #DistanciamentoSocial #IsolamentoSocial #IsolamentoPessoal #lockdown #quarantine #StayAtHome #SocialDistancing #relaxamento #natureza #estresse #stress #depressao #meditacao #sol #corpo #harmonia #harmonizacao #felicidade #alegria #motivacao #calor #amor #cura #Goiania #Goias #Brasil #TheNewNormal #NewNormal #ONovoNormal #NovoNormal

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page