Relaxe com a Natureza


* Pela Professora Doutora Marciclene de Freitas Ribeiro



A professora Doutora Marciclene de Freitas Ribeiro enviou para o Quarentenas.com um exemplo de relaxamento fácil que pode ser memorizado ou gravado, a fim de lidar com momentos de tensão durante a quarentena, devido à pandemia da COVID-19, e que se encontra no livro A Viagem do Relaxamento, cuja cópia online pode ser encontrada aqui.:


Ou, aprenda aqui a meditar com Analu Nadaz e encontre aqui modos de energizar sua vida.






NATUREZA EM MOVIMENTO


"Hoje vamos nos harmonizar com a luz do sol, o verde das árvores e o canto dos pássaros.

Procure se posicionar em um local mais silencioso. Que esteja confortável, e com a vestimenta mais solta, sem apertar a cintura ou o peito. Sem bijuterias. Se quiser fique de meias, sem os sapatos. Tire o óculos. E posicione-se para o relaxamento.


Imagine você caminhando, bem devagar, até chegar em uma praça.


Ao chegar lá procure relaxar seu corpo e sentar-se na grama bem verdinha e macia.

Observe a luz do sol que brilha no alto por entre as árvores, O sol irradia e os raios chegam até você trazendo força e luz.


Escute o cantar dos pássaros. Gorjeiam alegremente. Passam entre os galhos da árvore trazendo vida em movimento. Tudo é paz e harmonia.


Seu corpo repousa na grama de forma tranquila.


De forma bem lenta, deite-se na grama e alongue bem o corpo, as pernas e os pés.


Deixe os braços descansarem suavemente ao longo do seu corpo


Relaxe o pescoço, a testa, descanse as pálpebras, as sobrancelhas, a bochecha, a boca, as orelhas, o pescoço. Sinta todo o rosto bem relaxado. Relaxe. Respire suavemente.

Observe a luz do sol que brilha no alto por entre as árvores, O sol irradia e os raios chegam até você trazendo força e luz.


Escute o cantar dos pássaros. Gorjeiam alegremente. Passam entre os galhos das árvores, trazendo vida em movimento. Tudo é paz e harmonia.


Seu corpo repousa na grama de forma tranquila.


E aos poucos feche os olhos e imagine o sol aquecendo o seu corpo e trazendo uma sensação de muita alegria. Sinta o calor do sol em cada célula de seu corpo.


Como se uma energia muito tranquila fosse chegando até você e banhando seu corpo.


Relaxe a parte dos ombros, peito e costas. Encoste mais ainda seu corpo na grama e relaxe. Sinta o peso do corpo na grama bem descansado. Sinta a respiração ainda mais profunda. Inale o ar e observe o movimento do ar, em todo seu corpo, na cabeça, no pescoço, nos ombros, nas costas, no tórax, na barriga, nos quadris, nas pernas, nos pés.


Encha o corpo de ar. Solte o ar.


Relaxe.


Ao mesmo tempo em que permite que o ar entre em seu corpo, imagine, a frase “dentro de mim”: dentro de mim, há tranquilidade, há saude, há força, há alegria, há esperança, há paz, há fé e há motivação.


Ao permitir que o ar saia do seu corpo imagine a frase, “fora de mim”: fora de mim há raiva, há angústia, há desesperança, há negatividade, há doença, há nervosismo, há tristeza, há orgulho, há apatia, há desprezo, há ranco e a depressão.


E relaxe!


Ao inspirar tente atrair boas sensações, ao expirar tente retirar as impressões negativas. Todo o tempo. Agora, mais tarde e nos outros dias também. Continuamente.

Imagine seu corpo todo envolvido nessa sensação de energias positivas.


E relaxe!

Continue a respiração, por mais algum tempo, até que possa relaxar totalmente.

Sinta o corpo todo, descansado, na grama. Sinta o seu corpo recebendo o calor do sol suavemente. Continue A respiração que ao inalar atrai pensamentos altruístas. E ao exalar solta pensamentos de negatividade.


E lentamente após esse relaxamento vá retornando calmamente e pisque as pálpebras, sem abrir os olhos. Levante as sobrancelhas. Enrugue a testa. Estique a boca. Passe a língua no céu da boca. Passe a língua nos dentes na parte de cima e de baixo. Circule a língua dentro da boca. E solte bem o ar, abrindo bem a boca.


Mexa o pescoço para o lado direito. E para o lado esquerdo. Mexa lentamente o pescoço para frente e para trás.


Aos poucos, mexa os braços, as mãos. As pernas e os pés.